Registrazione FAQ Lista Utenti i Gruppi Utente Calendario Tags Cerca Messaggi Odierni Segna come Letti
Vai Indietro   AI Roma. Guida di Roma. Vivere a Roma > Roma Internazionale > Le altre culture a Roma. Brasiliana

Le altre culture a Roma. Brasiliana La cosmopolita realtà di Roma. Le comunità brasiliane e di lingua portoghese a Roma. I luoghi, le istituzioni e le persone.

Rispondi

LinkBack Strumenti Discussione Modalità Visualizzazione
  #1 (permalink)  
Vecchio 14-September-2007
AI Roma Leader

Predefinito cinema brasileiro

12 a 14 de setembro
19h –2 FILHOS DE FRANCISCO
Francisco Camargo é um lavrador do interior de Goiás que tem um sonho quase impossível: sem recursos, pretende transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja de sucesso. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar, e resolve lhe dar um acordeão quando completa 11 anos. Mirosmar e seu irmão Emival, que toca violão, se apresentam com sucesso nas festas da vila onde vivem, mas, devido à perda da propriedade onde moram nos anos 1970, toda a família é obrigada a se mudar para Goiânia. Mirosmar e Emival começam então a tocar na rodoviária local. Lá eles conhecem Miranda, empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de 4 meses. Os irmãos novamente fazem sucesso e chegam até mesmo a cantar num grande show no interior. Mas um acidente encerra a carreira da dupla. Após quase desistir da carreira artística, Mirosmar decide voltar a cantar, agora com o nome artístico de Zezé di Camargo. Ele grava um disco solo, mas não obtém sucesso. Casado e com duas filhas pequenas, Zezé tem dificuldades em sustentar a família e o máximo que consegue é que outras duplas cantem composições suas. É quando ele encontra em seu irmão Weston, que passa a usar o nome artístico de Luciano, o parceiro ideal para levar adiante sua carreira musical.
Ano: 2005 – 132 min
Direção: Breno Silveira
Elenco: Márcio Kierling (Zezé di Camargo), Thiago Mendonça (Luciano) Ângelo Antônio (Seu Francisco Camargo), Dira Paes (D. Helena Camargo), Paloma Duarte (Zilú), Dablio Moreira (Zezé di Camargo - criança), Wigor Lima (Luciano - criança), Marco Henrique (Emival), Maria Flor (Solange), Natália Lage (Cléo), Jackson Antunes (Zé do Fole), Pedro (Leandro), Thiago (Leonardo), Lima Duarte, José Dumont, Zezé Di Camargo, Luciano.

19 de setembro
19h –CAZUZA, O TEMPO NÃO PÁRA
A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza (Daniel de Oliveira), do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela aids.
Ano: 2003 – 105 min
Direção: Sandra Werneck e Walter Carvalho
Elenco: Daniel de Oliveira, Andréa Beltrão, Marieta Severo, Reginaldo Faria, Emilio de Mello, Cadu Favero, Leandra Leal, André Gonçalves, Arlindo Lopes e Dudu Azevedo.
20 e 21 de setembro
19h –VINÍCIUS
A realização de um pocket show em homenagem a Vinícius de Moraes por dois atores é o início da reconstrução da carreira do cantor e compositor. Nascido em 1913 no Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes testemunhou e foi personagem de uma série de transformações na cidade, tendo criado para si um dos percursos mais relevantes da cultura brasileira no século XX
Ano: 2005 – 105 min
Direção: Miguel Faria Jr.
Elenco: Camila Morgado, Ricardo Blat, Renato Braz, Yamandú Costa, Adriana Calcanhoto, Olívia Byington, Mônica Salmaso, Mariana de Moraes, Zeca Pagodinho, Mart'Nália, MS Bom, Nego Jeff, Lerov, Antônio Cândido, Caetano Veloso, Carlos Lyra, Carlinhos Vergueiro, Chico Buarque, Ferreira Gullar, Edu Lobo, Francis Hime, Georgiana de Moraes, Gilberto Gil, Luciana de Moraes, Maria Bethânia, Maria de Moraes, Miúcha, Susana Moraes, Tônia Carrero, Toquinho.

26 a 28 de setembro
19h –CARTOLA
MÚSICA PARA OS OLHOS
A história de um dos compositores mais importantes da música brasileira. A história do samba a partir de um dos seus expoentes mais nobres. Utilizando linguagem fragmentada, CARTOLA traça um painel da formação cultural do Brasil, convidando a uma reflexão na construção da memória deste país. O retrato de um homem que se reconstruía com seu tempo.
Ano: 2006 – 85 min
Direção: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda
Elenco: Nélson Sargento e Nélson Motta

3 a 5 de outubro

19h –BRASILEIRINHO
O filme documentário "Brasileirinho" é um tributo ao choro, gênero musical brasileiro. O filme do cineasta e diretor finlandês Mika Kaurismäki foi uma das grandes atrações da mostra Fórum do Festival de Berlim de 2005.
Ano: 2005 – 90 min
Direção: Mika Kaurismäki
Elenco: Teresa Cristina, Paulinho da Viola, Admilde Fonseca, Zezé Gonzaga, Paulo Moura, Luciano Rabelo, Elza Soares, Marcos Suzano, Trio Madeira Brasil e Yamandu.

10 a 12 de outubro
19h –NELSON FREIRE

O documentário “Nelson Freire” conta a história do menino-prodígio do interior de Minas Gerais, que se tornou unanimidade internacional.
Filmado no Brasil, na França, na Bélgica e na Rússia, acompanha a rotina de Nelson em concertos e recitais, desde o primeiro contato com o piano até a recepção dos admiradores no camarim. Uma música extraordinariamente bela pontua o filme: Nelson toca Brahms, Schumann, Tchaikovsky, Chopin, Bach, Gluck, Villa Lobos, e interpreta Rachmaninoff a quatro mãos com Martha Argerich.
Ano: 2003 – 102min
Direção: João Moreira Salles
Elenco: Nelson Freire, Martha Argerich

PROGRAMAÇÃO INFANTIL
29 de setembro de 2007 (sábado)
16h – O GRILO FELIZ

O Grilo Feliz é um dos habitantes de um pequeno povoado da Floresta Amazônica, que se destaca dos demais por ser sensível, sábio e protetor. Além disso, o Grilo Feliz é músico e gosta de compor novas músicas com sua companheira, Estrela Linda, que é a estrela mais brilhante do céu e é o alvo de Maledeto, um lagarto ambicioso, que acredita que ela seja, na verdade, um diamante.
Ano: 2001 – 80 min
Direção: Walbercy Ribas

ENTRADA GRATUITA

– HAVERÁ DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS PARA AS CRIANÇAS –

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

12 a 14 de setembro
16h –Um Barzinho, Um Violão – 2

Este DVD apresenta vários cantores interpretando clássicos da Música Popular Brasileira no melhor estilo “voz e violão”: Zélia Duncan (Saúde), Jorge Vercilo (Palco), Zé Ramalho (O que é, o que é?), Alcione (Wave), Sá, Rodrix & Guarabyra (Casa no campo, Caçador de mim, Espanhola), Elba Ramalho (Alto lá), Ivan Lins (Mucuripe), Paula Lima (Só tinha de ser com você), Chitãozinho & Xororó (Travessia), Davi Moraes (É d'Oxum), Fernanda Abreu (Samba e amor), Alex Cohen (Quem de nós dois –La mia storia tra le dita).
Ano: 2004 – 60min

19 a 21 de setembro

16h –Emílio Santiago – Bossa Nova

Neste DVD, Emílio Santiago mostra todo seu talento em um show refinado de bossa nova e samba realizado no Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro, com as participações especiais de Marcos Valle e Roberto Menescal: Corcovado, Insensatez, Doce Viver, Rio, Manhã de Carnaval, A Felicidade, Bateu pra Trás, Faixa de Cetim, A Volta, Naquela Estação, Aula de Matemática, Chuva, Canto de Ossanha, Garota de Ipanema, Você e Eu.
Ano: 2001 – 80min

26 a 28 de setembro

16h –Ana Carolina – Estampado

Ana Carolina é uma mineira que desde 1999 tem feito cada vez mais sucesso. Seu estilo vem de influências familiares e antigas músicas brasileiras. Um estilo muito próprio, que mistura rock, samba e bossa nova. Neste DVD, ela apresenta vários sucessos de sua carreira:
Uma Louca Tempestade, Elevador (Livro de Esquecimento), Hoje Eu Tô Sozinha, Encostar na Tua, A Canção Tocou na Hora Errada, Nada pra Mim,
Quem de Nós Dois (La Mia Storia Tra Le Dita), 2 Bicudos, Vestido Estampado / Me Deixa em Paz, É Mágoa, Poema de Benjamim Constant / Que se Danem os Nós, Pra Rua Me Levar, Só Fala Em Mim, Poema de E.E Cumming / Nua / Outra Vez, Eu Gosto de Mulher / Mulher Eu Sei, Sinais de Fogo, Vox Populi,
Ela é Bamba, Garganta.

Ano: 2004 – 90min

3 a 5 de outubro

16h –Rita Lee – Acústico

Incrível a roupagem nova que Rita Lee deu a seus grandes sucessos, como "Alô ! Alô! Marciano", "Lança Perfume" e "Ovelha Negra" neste DVD, que foi feito a partir de um especial gravado para a MTV. Um show impecável com as participações especiais de Cássia Eller, Milton Nascimento, Paula Toller e Titãs. No repertório tem ainda: Agora só Falta Você, Flagra, Doce Vampiro, Jardins da Babilônia, Luz Del Fuego, Balada do Louco, Gita, Desculpe o Auê, Eu e Meu Gato, O Gosto do Azedo, Papai me Empresta o Carro, M Te Vê, Caso Sério, Coisas da Vida, Nem Luxo Nem Lixo e Mania de Você.
Ano: 2002 – 83min

10 a 12 de outubro

16h – YAMANDU COSTA – AO VIVO

Com um modo totalmente particular de tocar violão, Yamandu Costa é considerado uma das maiores revelações do instrumento no Brasil. Este é seu primeiro DVD. Gravado no SESC-Pompéia, em São Paulo.
Repertório: Aurora,Tereco Nº 2, Valsa Nº 1, Paz de Maria, Besteira, Susto, Tango Amigo, Sanfonema, Chamamé, Suíte Retratos 1º Movimento Pixinguinha, Nuages, Toquito Militar, Vou Deitar e Rolar e Disparada.
Ano: 2005 – 73 min

LOCAL: AUDITÓRIO DO
CENTRO DE ESTUDOS BRASILEIROS
Palazzo Pamphilj – Piazza Navona, 18 – Roma
– ENTRADA GRATUITA –
Rispondi
Tags:

Strumenti Discussione
Modalità Visualizzazione